sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A nova Onda do Google

Hoje chegou o meu convite do Google Wave … a mais nova ferramenta de comunicação, colaborativa, real-time, multimidia e multi-plataforma do Google, ainda em versão Preview!

O procedimento de acesso é muito simples (como qualquer serviço Google). Ao aceitar o convite bastou informar meu login para ter acesso ao ambiente de uso. googlewave00
Sem pensar muito na incoerência da situação fiz o primeiro acesso ao Google Wave com o Internet Explorer 8 (ao invés do Chrome) e não é que o Google estava preparado para isso? Me ofereceu de pronto um download do componente “Chrome Frame para Internet Explorer”, componente este que instalou rapidamente, de forma simples e passou a funcionar sem a necessidade de fechar o browser. googlewave01
Uma vez dentro so sistema comecei a procurar meus amigos que também tinham acesso e iniciamos algumas “waves”. A primeira impressão é que o sistema é muito  interessante de usar, relativamente simples e realmente muito colaborativo.googlewave03 Muitas opções de busca, inclusão de conteúdos, inclusive arrastando do desktop para o browser e até organização por pastas.

No entanto toda essa funcionalidade causa alguns problemas, primeiramente caso as threads/waves não sejam bem definidas e organizadas, as conversas acabam virando uma grande confusão, que torna dificil o acompanhamento, tanta informação desencontrada pode dar literalmente dor de cabeça.

Outro problema, que acredito eu, seja um bug de preview, é a ausência de alerta sonoro quando é recebida alguma mensagem. Imagine o browser aberto o dia todo na pagina e você verificando a cada 10 minutos por falta de notificação? O mesmo ocorre também no Chrome.

Bem, e o Wave ainda não é muito rápido, principalmente se as conversas forem longas, com muitos adicionais, fotos, videos, etc…  isso se aplica tanto no IE8 quanto no Chrome4, inclusive achei a performance geral em ambos os browsers muito similar … sinceramente esperava que no Chrome houvesse uma boa vantagem nessa área!

Se o Google Wave é realmente uma opção ao tradicional sistema de e-mail? Bem, isso o tempo dirá!

Próximo passo ver como se comporta com Smartphones …

Mais informações:
- Google Wave

Nenhum comentário:

Postar um comentário