sábado, 17 de janeiro de 2009

Windows 7 está aqui!

Depois de muita avaliação e de muito relutar finalmente acabei atualizando meu notebook de Windows Vista para Windows 7. O ponto culminante dessa atualização basicamente foi o fato de o Windows 7 ser mais rápido que o Vista devido à enorme melhoria no gerenciamento dos recursos do PC.

Antes de atualizar levei em consideração os seguintes pontos sobre o Windows 7:
- é um BETA, ou seja, passivel de bugs que podem prejudicar o trabalho num PC de produção
- imcompatibilidade, poderiam haver aplicativos, drivers ou funcionalidades imcompativeis
- é valido por um determinado periodo apenas, e depois será necessario, ou atualizar, ou reinstalar, ou apenas informar uma nova chave válida e aplicar patchs
- mudanças na interface, com isso alguns recursos costumeiros do Vista poderiam ser perdidos.
- idioma, saindo de um Vista Ultimate com pack português para um Windows 7 Ultimate em inglês, sem possibilidade de pack, pelo menos por enquanto.

Tendo tudo isso em mente antes de atualizar o notebook em definitivo, fiz uma semana de teste rodando-o numa Virtual Machine. Usei o VMware ao invés do Microsoft Virtual PC, devido a versatilidade em usar USB, com isso poderia inclusive testá-lo com dispositivos Windows Mobile e ver como estava essa integração.

Na VM tudo correu bem, o Windows 7 build 7000 estava suficientemente estável e realmente estava bem rápido, mesmo da forma como estava sendo executado.

Finalmente chegou o momento da verdade e iniciei a atualização do meu notebook ... no processo basicamente tive 2 alertas de problemas que abortaram a instalação:
1- havia um driver de virtual CD/DVD Daemon que causaria problemas no WIndows 7
2- o pack de idioma portugues era imcompativel com Windows 7
Bastou então remover os 2 itens e reiniciar a instalação e ai sim o processo continuou sem problemas.

O upgrade demorou mais que a instalação na VM, acredito que seja por que na atualização o Windows 7 manteve tudo que previamente estava instalado, configurado e armazenado no Windows Vista. Na VM levou cerca de 1h e 30mins enquanto o upgrade levou cerca de 4hs, isso num notebook com CPU Core DUO 1.60GHz e 2Gb RAM.


O que há de bom e ruim à primeira vista?

Wow!!! Depois de atualizado tenho que dizer ... o PC com Windows 7 ficou um avião ... a CPU mal passa dos 50% de uso! Ficou melhor do que eu esperava!
O Windows 7 ainda lembra o Windows Vista em se tratando da interface moderna e transparente. O botão Iniciar mudou, mas o menu Iniciar ainda parece o mesmo.
A barra de tarefas é a maior novidade e está bem diferente e com novos recursos. Ao acionar um aplicativo, por exemplo o Internet Explorer, seu icone logo aparece na barra, até ai normal. Ao abrir novas janelas ou abas no Internet Explorer este icone vai agregá-las de forma a fazer uma lista. Isso também o Vista ja fazia, no entanto a visualização dessa lista no Windows 7 esta muito mais intuitiva exibindo realmente as janelas.





Além disso também é possivel ancorar o icone na barra de forma que ali além de ser uma referencia do aplicativo em execução também passa a ser um atalho para executá-lo a qualquer momento.
Praticamente tudo que eu usava anteriormente continuou fucionando normalmente, aplicativos, codecs, utilitarios, etc ... o unico problema foi com relação ao driver da webcam, mas que foi resolvido com uma atualização obtida no site de hardware da Microsoft onde por sinal, todos os acessórios já tem novos drivers para Windows 7.
Para usuários do Windows Mobile o WMDC automaticamente é baixado por download e se instala, no momento em que o dispositivo é plugado na USB; o lado ruim disso é que não foi possivel decidir o idioma deste aplicativo.
No canto direito da barra de tarefas fica um pequeno retangulo que tem a função Show Desktop, muito legal, mas bem simples, sem nenhum apelo gráfico, icone, etc...
A barra lateral de gadgets deixa de existir e o gerenciamento dos gadgets agora foi incorporado pelas Propriedades de Video, isso pareceu bom, pois no Vista eu achava que a barra exigia muito recurso do ambiente e agora integrado ficou bem otimizado!
Quando aos aplicativos e serviços Live, todos vieram em novas versões, Live Messenger 2009, Filtro de Proteção para a Familia, Movie Maker BETA, Live Call e Galeria de Fotos.
A identificação de novos hardwares e acessórios está mais interessante visualmente, de forma que o Explorer exibe imagens dos que estão conectados.

Já de ruim, achei que a barra de tarefas ficou menos graciosa e mais fria ao estilo Linux ou MacOS. Agora é quadrada com icones de sistema brancos e icones enormes dos programas mas sem texto.



Um recurso que eu usava muito era ancorar o Windows Media na barra de tarefas de forma que ficava apenas um pequeno quadrado do video em execução perto do relógio enquanto eu trabalhava. Aparentemente a barra de tarefas ou o novo Media Player 12 não oferecem mais este recurso. Além disso O Media Player 12 agora abre numa janela de playlist/gerenciamento e depois vai para outra de execução, o ruim disso é que algumas funções/menus só são acessiveis com a tecla Alt e não mais com o mouse.





Bom há muito mais para falar do Windows 7, mas eu paro por aqui! Ao meu ver se o uprade para Windows 7 é valido? Sim, sem duvida é ... mas é preciso ter consciência dos itens que citei, é um Beta e pode haver imcompatibilidades. Talvez não recomende pra usuarios básicos, mas para usuários avançados é uma opção obrigatória!

Se quiser mais informações existem muitos sites e reviews disponiveis na web...

- Microsoft
- Baboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário