domingo, 18 de janeiro de 2009

Mais performance desligando "Usar fontes de tela com cantos arredondados"


Esta dica é altamente recomendável para usuarios de WIndows Vista com CPU menos poderosas como Celeron ou Dual-Core ... mas antes uma pequena história ... uso um notebook Gateway com Dual Core, 2GB RAM e Vista Ultimate à quase 2 anos ... ja instalei otimizadores para o Vista, desliguei serviços desnecessários, removi itens visuais (exceto o Aero), desfraguimentei o HD, fiz downgrade do Outlook de 2007 para 2003 e mesmo com tudo isso o note ainda apresentava um pequeno delay em tarefas simples como navegar, ler e-mails ou listar pastas ... depois de um longo tempo resolvi mexer um pouco mais nessa questão e pasmém, agora o Vista esta com respostas instantâneas e a solução é "ridicula".

Acessando Iniciar > Painel de Controle > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Avançado > Desempenho > Configurações > Efeitos Visuais > Personalizar eu desligo quase todos os recursos deixando apenas os recursos necessarios ao tema do Windows e ao Aero, ou seja :
- Habilitar composição da área de trabalho
- Habilitar vidro transparente
- Usar estilos visuais em janelas e botões e
- Usar fontes de tela com cantos arredondados



Pois bem, apesar de os caracteres do Windows ficarem um pouco menos agradáveis, desliguei o item "Usar fontes de tela com cantos arredondados" e (WOW!!!!) a performance melhorou muuuuuuuuuito, tornando todas as respostas instantaneas!

Passei a dica para outros amigos e me informaram que realmente a dica procede, a performance melhora e inclusive funcionou para Windows XP e mais recentemente no Windows 7 Beta também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário