quarta-feira, 19 de agosto de 2009

HD USB em RAW, VirtualBox e Kurumin NG

Neste ultimo final de semana, outro de meus HDs USB teve problemas, creio que ao movimentá-lo ele perdeu momentaneamente conexão com o PC e isso causou algum dano lógico. Apartir dai o HD passou a ser reconhecido pelo Windows como RAW ao invés de NTFS.
Tempos atrás segui instruções que envolviam softwares de DATA Recovery, mas desta vez resolvi usar outro método, usar o Linux.
Para não ter que mexer em partições nos meus PCs instalei uma virtual machine gratuita, o VirtualBox da Sun que tem versão para Windows e é compativel com Windows 7. Depois, baixei a distribuição Linux Kurumin NG 8.6, versão essa que consegue abrir HDs nessas condições e permite mover os arquivos para outra unidade, além de permitir execução LIVE CD ou realmente instalar. Usei o modo instalação para não ter problemas ao capturar portas USB no emulador.
A instalação é bem simples com janelas ao estilo Windows e tudo em português. No VirtualBox bastou criar uma VM Other Linux, com 256MB, CD/DVD mapeado para usar kurumin-ng_8.06.iso, video de 12MB e HD de 8GB.
Após tudo pronto bastou utilizar o menu Dispositivos>Dispositivos USB , capturar o HD, copiar todos os dados, formatar o HD USB e copiar de volta os dados backupeados.

Mais informações:- VirtualBox
- Kurumin NG

Nenhum comentário:

Postar um comentário