sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Uma nova categoria surge no mercado: Profissionais Especialistas em Virtualização

texto original do colega MVP Fabio Hara
http://fabiohara.spaces.live.com/

Algo muito interessante que andei descobrindo foi a quantidade de ofertas para especialistas de virtualização. Neste caso vão desde profissionais tecnicos certificados até arquitetos de virtualização. Interessante, porque o foco de virtualização estaria a prinicpio dentro das competencias do arquiteto de infraestrutura, enão é este o caso.

Apesar do site não ser brasileiro, vale a pena para entender como anda o mercado:

http://www.virtualization.info/jobboard/

Virtualização acabou crecendo muito, e existem varias categorias de virtualização. Estas categorias seriam:

  • Virtualização de servidores
  • Virtualização de desktops
  • Virtualização de aplicação
  • Virtualização de rede
  • Virtualização de storage
  • Virtualização de estado de usuario
  • etc…

Além do profissional de virtualização saber tudo isso, existem outros aspectos muito importantes, e um deles seria Storage e Networking. Dimensionar soluções de virtualização sem pensar em storage é algo muito arriscado, assim como ignorar os demais aspectos de networking. Quando falamos de storage as pessoas fazem todo seu planejamento visando espaço, o que é errado. Quando se pensa em storage voce deve pensar em performance, pois o principal gargalo em harwdare no ambiente virtualizado é muito maior em velocidade de acesso a disco. Networking tambem é outro ponto forte, pois na concepção logica da virtualização voce tem a principio varias maquinas virtuais usando os mesmos segmentos fisicos de rede, e torna-se necessario saber empregar de forma correta infraestruturas de networking. Lembre tambem que cada vez mais é comum o emprego de iSCSI em ambientes de rede, principalmente com o aparecimento de Ethernet 10gbps, dando mais performance .

Outro ponto de competencia que é fundamental: quando falamos de virtualização existe a grande vamtagem da questão da alta disponibilidade. O disaster recovery de uma maquina virtual é muito mais facil do que uma maquina fisica, e isso facilita muitos projetos de BCP. Sim, a capacitação do profissional de virtualização é muito mais ampla do que parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário